O processo de internacionalização de empresas pode ser um mecanismo de defesa comercial em tempos de crises que vivemos no Brasil e no mundo.
Essa estratégia garante uma blindagem aos concorrentes locais e abre grandes possibilidades globais, mas claro, não são só flores, existe uma série de etapas que o empresário deve cumprir, ou melhor, se adaptar. Inserir no mercado estrangeiro é uma fase de planejamento e testes, são medidas que às vezes podem alterar todo um comportamento empresarial enraizado há décadas.
Neste artigo falaremos sobre as etapas que o seu negócio precisará passar para a internacionalização de empresas.
Mas afinal o que é internacionalização de empresas?
Internacionalização de empresas é o conceito que se refere a diversas etapas do processo de preparação de uma empresa ou marca se lançar ao mercado estrangeiro.
Mas por que pensar em internacionalização de empresas?
Exportar tem inúmeras vantagens para as empresas brasileiras, por exemplo, os incentivos fiscais que o próprio governo oferece. O drawback é uma isenção total ou parcial dos impostos federais ou suspensão dos mesmos. Com esses benefícios, o exportador poderá importar insumos ou matéria prima com total isenção de impostos, criando assim uma grande competitividade nos preços, esse mecanismo deve ser muito bem controlado a fim de obter bons êxitos nessa compensação de impostos.
1ª ETAPA – TESTE NO SEU MERCADO INTERNO
O Brasil é seu país nativo, onde você conhece ou deve conhecer todos os pontos positivos e negativos, é nele que você deve testar e estagiar seus produtos ou processos para se lançar ao mercado internacional, é o melhor local para errar antes de enfrentar a complexidade do mercado estrangeiro.
Para se lançar ao mercado global você deve ser uma base sólida no Brasil a fim de não comprometer financeiramente ou tirar seu foco do mercado interno com os problemas da exportação.
Exportação deve ser mais uma canal de venda e nunca uma exclusividade.
2ª ETAPA – PESQUISA E PLANEJAMENTO
Planejamento é sim a palavra chave para o sucesso, não só de exportação mas de todo empreendimento. Se aventurar num mercado desconhecido sem antes ter feito um estudo ou mapeamento é sem dúvida um grande risco de jogar dinheiro fora e de não obter um resultado esperado para o comércio exterior.
A primeira dica é: busque por países de língua semelhante ou países vizinhos, assim você pode testar a logística e a operação em questão documental como também o transit time da mercadoria, ou seja, o tempo de chegada dessa mercadoria. Todos esses testes determinaram o recuo ou avanço do processo atual de preços e logística. É sem dúvida o melhor local para testar sua exportação.
3ª ETAPA – VENDAS INICIAIS DA EXPORTAÇÃO
Nessa etapa as revisões dos processos anteriores devem ser criteriosamente analisados, como preços, embalagem, incoterm, licenças, logística e os processos operacionais e administrativos internos como emissão de nota fiscal, NCM e descrição da mercadoria e fechamento de câmbio.
Veja que os detalhes poderão fazer a diferença na parametrização de sua exportação, fazer um check list é uma opção viável para não se perder em cada etapa.
4ª ETAPA – RECORRÊNCIA
Essa etapa significa que o empresário deve tirar as conclusões da sua primeira exportação, veja seus prós e contras e melhore. Mas nunca desista, ainda mais porque você adquiriu um cliente no mercado externo que necessita da sua mercadoria. Exportação deve ter uma frequência e nunca uma venda SÓ.
Você precisa atender e explorar mercados a fim de uma expansão comercial, você testou, mas ainda precisa amadurecer o mercado atuante, por isso a palavra chave é estudo e recorrência. PENSE NISSO…
Por isso, para conhecer novos mares você precisa estar preparado para qualquer tipo de onda, só não surfe em mares desconhecidos sem ferramentas necessárias para sua sobrevivência.
A exportação de pequenas e médias empresas cresceu 24% nos últimos 3 anos, são empresas modestas, porém com capacidade instrutiva de conhecimento e sempre com um produto de alta qualidade e referência brasileira.
Busque também um profissional de comércio exterior que possa lhe ajudar em todas essas etapas, assim você não foge do seu foco que é administrar suas vendas e sua organização.
Um abraço a todos e boa sorte!!!