Olá pessoal, estou de volta aqui no Blog da Venture…e essa dúvida é bem recorrente entre muitos importadores.
Eu preciso de um Despachante pra liberar minha importação no Porto ou Aeroporto?
Mas antes de eu responder quero salientar a importância desse profissional, esse cara é responsável pela execução fiscal e aduaneira dos processos de importação e exportação no Brasil, é ele que conhece das leis e tem autorização da sua empresa para operacionalizar suas importações, é ele que tem o contato direto dentro da Alfândega, fala direto com os Auditores Fiscais da Receita Federal e sabe o que fazer quando sua carga cai em Canal Vermelho.
Pois bem…ele é imprescindível no Registro das suas Importações ou Exportações então não banque o espertinho em tentar fazer nada sem ele eheheheheheh, até mesmo pq não vai conseguir.
Digo isso pois para registrar sua importação somente o Despachante autorizado e credenciamento pela Receita Federal poderá representá-lo perante ao Fisco. Essas operações são extremamente confidenciais e somente esses profissionais poderão movimentar, então escolha bem esses profissionais.
Para liberar a carga no Porto ou Aeroporto de uma importação normal sempre você vai precisar do Despachante para atuar, exceto na importação expressa cujo o valor não ultrapasse U$ 3.000 dólares e é feito por Companhias Aéreas como DHL ou FEDEX. Para esses casos a própria companhia tem um Despachante interno para fazer as liberações, não é que não precisa mas por se tratar de uma Modalidade Simplificada você importador não precisa contratar um Despachante pra liberar sua importação.
Entendeu!!! Espero que sim e aproveita pra compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas possam conhecer sobre importação empresarial.
Um grande abraço e até a próxima!
Siga nossas redes sociais para saber mais :
Instagram: @venture.assessoria
Facebook: fb.me/ventureassessoria
Site: www.ventureassessoria.com.br
Whatsapp: ou entre em contato conosco
https://wa.me/5544988145099