Vários fabricantes de pneus, especialmente chineses, estão interessados em implantar fábricas no Brasil. A XBRI Pneus, por exemplo, uma marca brasileira que atualmente terceiriza sua produção em países como Tailândia, Vietnã, Turquia, Camboja e China, tem um projeto de R$ 1,5 bilhão. E a LingLong, uma fabricante chinesa, que planeja investir um total estimado em R$ 1 bilhão, enviou uma delegação ao Brasil no mês passado para avaliar terrenos em Sete Lagoas e Pouso Alegre, em Minas Gerais, e em locais no Nordeste. Outra empresa chinesa Sailun Tyre pretende investir cerca de R$ 2 bilhões.
Essas empresas querem estar mais próximas das montadoras já estabelecidas ou que estão chegando ao Brasil, reduzindo os prazos de entrega. LingLong e Sailun fornecem pneus para a BYD na China, que está em vias de começar a produção na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
A Bahia pode ter enorme vantagem na atração dessas empresas por causa da BYD. O diretor de marketing da Sunset Tires, proprietária da XBRI e responsável pelo projeto de produção no Brasil disse que espera definir o investimento até o final do ano. “É uma solicitação de grandes empresas que a gente esteja próximo das suas plantas industriais, até para garantir fornecimento do produto”, diz ele. Para isso está visitando possíveis locais e a Bahia está no radar da empresa.
Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais estão entre os Estados avaliados pela Sunset. A empresa também considera comprar um terreno no polo industrial de Camaçari, na Bahia. A Sunset precisa de um terreno de cerca de 100 hectares para a fábrica, que terá capacidade para produzir 5 milhões de pneus para carros e outros 2 milhões para caminhões. “Estamos na fase de definir em qual local vamos nos instalar”, informa Nasser. Com informações da Broadcast.