Olá pessoal, mais uma vez aqui pra esclarecer uma das grandes dúvidas daquele primeiro importador. Aquele empresário que nunca fez importação empresarial e que está pensando em comprar e revender produtos da China.
Muita gente me pergunta, Cleber em que momento eu pago os impostos da minha importação? Essa questão é bem válida principalmente para provisionar o seu fluxo de caixa ou seja não te pegar desprevenido nas finanças.
Bom vamos lá !!!
Quando o importador fecha uma compra normalmente o fornecedor a fábrica na China não tem produto em estoque, portanto ele vai produzir exclusivamente pra você e isso leva em média 30 dias. Claro que estamos num momento crítico com falta de matéria prima no mundo inteiro e isso pode acarretar alguns atrasos, mas em média 30 dias.
Nesse tempo o fornecedor irá avisá-lo da prontidão da carga e o mesmo vai providenciar a coordenação de embarque que após a saída do navio na China pode-se levar de 30 a 35 dias de transit time pra chegar no Brasil. Portanto estamos falando de 65 dias.
Chegando no Brasil temos o tempo de desembaraço da mercadoria no Porto que dependendo do Canal (Verde ou Vermelho) pode-se levar de 8 a 24 dias, mas vamos ser otimista trabalhando com a hipótese positiva da liberação da sua mercadoria em 10 dias.
Então chegamos ao número/dias de 75 e esse será o momento que o importador pagará os impostos, ou seja no momento da nacionalização da carga.
Ufaaaa até que fim, não via a hora de pagar impostos e liberar a minha importação kakakakakakakakaak
Ora, ora…pagar impostos ninguém quer mas receber a mercadoria e logo vender né. Mas brincadeira a parte a linha do tempo é quase sempre assim, desse modo você poderá se preparar financeiramente para pagar as enxurradas de impostos do nosso Brasil.
Em resumo – linha do tempo 1 (pedido fechado) pago o fornecedor na China – linha do tempo 2 (75 dias) chega no Brasil pago os impostos e libero a minha carga no Porto e Aeroporto.
Aprendeu…então fique ligado nas redes sociais e Canal do Youtube para ver bastante conteúdo de importação empresarial.
Até a próxima e #boraimportar