Como Importar da China? Eis uma grande dúvida para milhares de empresários que buscam ingressar no mundo do comércio exterior importando e revendendo produtos da China.
Importar da China não é querer ser um grande especialista, mas se preparar e planejar são requisitos fundamentais pra quem pretende fazer impérios com importação empresarial.
Mas por onde começar? Como encontrar bons fornecedores na China?
É isso que venho aqui falar, fique ligado!!!
Bom, para começar a importar da China você deve, em primeiro lugar, encontrar um bom fornecedor, uma fábrica que atenda as suas necessidade de preço e qualidade do produto, e digo que pra encontrar um fornecedor na China não é tão simples assim.
Na China temos desde fábricas de fundo de quintal até mesmo grandes indústrias que exportam para o mundo todo, e garimpar esse universo requer paciência, estratégia e uma equipe qualificada pra desenvolver esses fornecedores.
Mas vamos ao que interessa… Como encontrar esses fornecedores e iniciar uma boa cooperação comercial?
A primeira dica que dou é começar pelo ALIBABA e ALIEXPRESS, sites chineses que abrigam grandes distribuidores locais e até mesmo fabricantes de mercadorias. Nesses sites você encontrará tudo que precisa, pois há uma infinidade de produtos ali cadastrados que atende o mundo inteiro.
Então vou listar aqui uma sequência de processos que você deve seguir:
1. Acesse o site ALIBABA e ALIEXPRESS e procure com muita calma e paciência o produto desejado;
2. Pesquise a reputação do vendedor, semelhante aqui ao nosso Mercado Livre, veja se há reclamações e volume de vendas já efetuado;
3. Muitas vezes nesses sites já consta um grande volume de informações ao público apresentando a empresa vendedora, isso é muito importante pois ali você já sabe se ele é um distribuidor ou fabricante;
4. Peça uma cotação e sinta o atendimento dele;
5. Dependendo do volume desejado, tente migrar essa comunicação para um e-mail pessoal seu e dele, deixando em segundo plano os sites ali iniciados;
6. Caso ele responda com prontidão num e-mail pessoal, investigue melhor conhecendo a empresa fornecedora;
7. Pergunte para onde esse fornecedor exporta, se ele já tem experiência em vendas internacionais e peça uma Fatura Proforma (Cotação aqui no Brasil), assim, além de conter todas as informações necessárias, também é um contrato firmado entre as partes;
8. A partir desse momento, caso seja satisfatória a comunicação entre o importador e exportador fora das Plataforma de VENDAS, como afinar nos detalhes da importação, e nesse momento aconselho buscar um despachante aduaneiro.
Bom, a partir desse momento, você já está na metade dos procedimentos necessários pra quem quer fazer uma importação empresarial segura e com um resultado positivo.
Repito, não hesite em comunicar e dialogar com o vendedor, perguntando tudo sobre o produto, logística e os detalhes necessários, pois é nesse momento que não vai te custar nada refazer pedidos ou mudar alguma coisa nesse meio tempo, haja visto que tudo que efetuar posteriormente lhe dará prejuízos financeiros.
Importação é algo lucrativo e rentável, mas claro, para o empresário que cumpra todas as etapas do processo. “Rapidez” e “pra ontem” são palavras que não podem existir no vocabulário do importador.
Então bora importar… e aproveitar a queda do dólar heheheheh.
Se ficou alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe de consultores.
E até a próxima. Grande abraço, IMPORTADOR!