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A China acaba de dar mais um passo gigante em direção a um futuro sustentável com o lançamento do maior navio porta-contêineres elétrico do mundo. O “Cosco Shipping Greenwater 01” já completou sua viagem inaugural, mostrando a força da engenharia naval chinesa e sua capacidade de inovação.

O “Cosco Shipping Greenwater 01” é uma impressionante obra de engenharia. Com 120 metros de comprimento e 24,4 metros de largura, o navio tem capacidade para transportar 10.000 toneladas de carga. O diferencial? Ele é movido por 24 caixas de baterias, um feito que lhe garante o título de maior navio porta-contêineres elétrico do mundo.

Viagem inaugural e operação contínua do novo navio porta-contêineres elétrico da China

O navio fez sua primeira viagem atracando no porto de Yangshan, em Xangai. Segundo a estatal chinesa CCTV, o navio operará regularmente, percorrendo as principais cidades da costa oriental da China. A energia fornecida pelas baterias é suficiente para uma viagem de ida e volta, consumindo cerca de 80.000 kWh de eletricidade – o equivalente a 15 toneladas de combustível fóssil.

Sustentabilidade e inovação

Além das baterias fixas, o navio também pode acomodar baterias de reserva em contêineres, proporcionando uma solução prática para longas viagens e operações de carga e descarga. Essa flexibilidade torna o “Cosco Shipping Greenwater 01” um marco na transição para um transporte marítimo mais limpo e eficiente.

Inspeções rigorosas e segurança

Ao atracar, o navio passou por uma inspeção minuciosa de segurança marítima, incluindo sistemas de detecção de incêndio e alarmes do compartimento de baterias. A tripulação recebeu treinamento específico para lidar com emergências, garantindo a segurança da operação.

O futuro dos navios elétricos

Embora o “Cosco Shipping Greenwater 01” seja um navio menor comparado aos maiores porta-contêineres do mundo, ele representa um avanço significativo na tecnologia de transporte marítimo sustentável. A evolução da engenharia naval mostra que o futuro dos navios elétricos é promissor, com projetos como o “Ocean Bird” da Suécia, que busca criar o maior cargueiro movido a energia limpa até 2027.

Com essa inovação, a China reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e lidera a revolução verde no transporte marítimo global.

Fonte: Click Petróleo e Gás / Rafaela Fabris

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